domingo, 2 de maio de 2010

animações que dão certo


Além do próprio ato de andar de skate, uma das melhores coisas do Skate é o fato de ele carregar uma grande essência artística. Não é toa que toda hora aparecem formas diferentes de mostrar esse estilo de vida; da foto ao video e tudo o que a criatividade inerente ao skatista pode colocar no meio. Mesmo essas técnicas já sendo usadas regularmente por aí, quando elas são bem usadas pra representar o skate e por algúem que realmente entende o skate, não tem como não sair um trabalho bem irado.
Eu sempre curti animação. A mágica de dar vida àquilo que é morto, movimento àquilo que inanimado... é algo realmente foda. A animação associada ao skate ainda cria algo a mais. Parece que o movimento próprio das manobras é jogado num ambiente onde eles têm uma ainda maior liberdade de movimentação.. se é que dá pra entender.
Melhor do que eu tentar explicar é assistir a estas duas animações. A primeira lá em cima é do alemão Tilles Singer, feita através de um stop-motion de sequências fotográficas de revistas e com  cenários muito bem imaginados e ótimo som que fazem a reunião de tudo ficar perfeita! Sério, esse videos me deixou com os olhos travados na tela, muito doido mesmo. A segunda aqui em baixo é uma rotoscopia (técnica de desenhar por cima de filmagens) feita pra um concurso do crailtap.com com imagens não usadas no Final Flare da Lakai. Alguns animadores meio que desprezam a rotoscopia, mas acho que deve ser muito difícil fazer uma boa animação dos movimentos do skate (do estilo principalmente) sem uma referência real. E fora que o caso nem é esse, afinal, o legal aqui é ver desenhos animados andando exaatamente como Mike Mo, Olson, Mariano, etc. Fora isso, ainda vale apontar o trabalho de qualidade que fez o tal de Cosme, com destaque para os toque especial que dao as pequenas pinceladas de cor na animação.

 Outro que vale a pena conferir é um video produzido por Leo Mendonça em que ele reuniu diversas formas criativas, sendo uma delas exatamente a técnica de stop-motion de sequências do alemão lá de cima, de apresentar o skate suave e ao mesmo tempo pesado do Willians Dentinho, que tem uma entrevista e post sobre esse video na CemporcentoSKATE esse mês. Pode ser algo muito semelhante, e até não tão bem produzido quanto o do gringo (que deve manjar bastante da parada), mas, cara, isso não importa em nada porque é realmente muito louco ver que a galera tá fazendo coisas novas puxando pra esse lado artsy por aqui também. Fora que o video todo tem coisas muito maneiras e um skate que é puro entretenimento =).


Eu não poderia terminar antes de colocar uma das animações de skate mais famosas de todos os tempos: o cartoon do Arto Saari levando aquele capote nunca pego em filme que quase matou ele durante as gravações do Sorry. É, talvez esse não rolasse de passar na Nickelodeon, mas acho que ele até conseguia um horário no [adult swim] do CN ou quem sabe poderia figurar entre os "Cartoons que Não Deram Certo!". (Caramba, como é que eu fui lembrar disso agora?! hahahah genial)




l.l

Um comentário:

  1. Carakas Peu, muito maneiro esse post!!! Muito bom mesmo, achei animal os vídeos que vc colocou, ainda mais eu que curto muito essa área de animação e arte....mandou benzaço!

    Abração cara e go rolê!

    ResponderExcluir